segunda-feira, setembro 13, 2010

CEPC - HISTÓRICO



O Colégio Estadual "Paes de Carvalho" é uma instituição pública de renome e respeito nacional. Fundado no dia 28 de Julho de 1841 pelo então presidente da província do Pará, Bernardo de Souza Franco, com denominação de Liceu Paraense. Na república tomou nome de Ginásio "Paes de Carvalho", substituído por Ginásio Paraense depois da Revolução de 1930, para mais tarde se transformar em Colégio Estadual, em cumprimento à lei federal que trasnformou os antigos ginásios em colégios. É hoje a terceira instituição pública de ensino mais antiga em funcionamento do Brasil e a mais tradicional do Estado do Pará. Com 168 anos de história, formou os principais nomes da história da capital e do estado do Pará.

Certa rigidez na regras é uma das características do CEPC, como também é o tradicional uniforme e a escadaria, 3 no prédio térreo, a escada do lado esquerdo é usada pelas meninas, do direito pelos meninos, apesar de estudarem mistamente, e a escada central, pelos professores e funcionários. Quanto ao uniforme, meninos e meninas usam meias brancas e calças/saias azuis, a camisa é sempre por dentro da calça ou da saia, que obrigatóriamente devem ter no mínimo 37 centímetros.

Em 1992, foi inaugurado o prédio anexo da escola, onde antigamente funcionava uma unidade pública de saúde, onde atualmente funciona o convênio. Outra raridade escondida no prédio é um imponente salão nobre, onde hoje estão guardados parte da história da instituição. Antigamente, para ingressar no CEPC era necessário ser aprovado em um teste de seleção, o qual teve sua última realização no ano de 1999, para alunos ingressantes no ano de 2000.

Atualmente, o "Paes de Carvalho" é uma instituição de ensino médio regular, funcionando em três turnos, das 7h30 as 22h, onde estudam 1.846 alunos, distribuídos em 50 turmas: 24 no turno da manhã, 20 no turno da tarde e 6 no turno da noite. Sua atual diretora é a professora Maria do Socorro Telles Maciel, no cargo desde 2005.

Um comentário:

Hojo Rodrigues disse...

Quanta saudade eu tenho desse magnífico colégio, no qual ingressei [como "mobral"(risos)]com os meus 15 anos, em 2008 e saí, triste (por ter de me afastar do meu amado colégio), mas orgulhoso e convicto de que estudei na melhor e mais privilegiada instituição pública de ensino do Estado do Pará, ou até mesmo do Brasil. Um ano se passou desde que terminei o convênio (..."elite"...), em 2010, mas, o orgulho de ter sido "cepeceano" continua o mesmo. Foram três anos de dedicação nos estudos, mas também, de muita diversão e emoção. São inesquecíveis os momentos que passei com meus amigos, seja no shopping; no memorável e encantador Forte do Castelo ("point" dos cepeceanos); nos desfiles escolares do Dia da Raça e até mesmo nos corredores do nosso colégio, correndo dos puxões de orelha da Tia Ester e da professora Socorro (risos). Hoje, estou trabalhando em uma empresa de comunicação de grande porte (ORM)e, recentemente, sou mais novo calouro de Comunicação Social - Jornalismo da UFPA-2012. Bem, não me sinto realizado, pelo fato de que ainda estou no início da minha jornada e ainda tenho muitos objetivos a conquistar, mas me sinto grato por ter estudado no CEPC; pela minha vitória no vestibular da UFPA; por todos que acreditaram em mim; pela minha família e pelo esforço dos professores que lecionam e que lecionaram no CEPC nos anos em que lá eu estudei. Portanto, agradeço, em especial, ao professor Everaldino (dono deste blog maravilhoso), que me ensinou belas aulas de Língua Portuguesa no ano de 2008 (eu era mobral, risos) e que sempre demonstrou aos seus alunos a grande paixão e dedicação que tinha (e que ainda tem) pelo nosso Colégio. Parabéns, professor Everaldino, pela sua grande dedicação e profissionalismo! Para sempre CEPC, meu XARÉU, EU TE AMO!!!!!! "... Paes de Carvalho eu sou..."

Hojodrines Rodrigues (ex-aluno, sempre Xaréu)